itsaude@hotmail.com   216 092 085

news out 2015

 

As primeiras cédulas profissionais foram entregue hoje dia 1 de Outubro 2015 pela ACSS - Administração Central do Sistema de Saúde

 

A ACSS - Administração Central do Sistema de Saúde, entregou hoje dia 1 de Outubro de 2015 as primeiras cédulas profissionais das terapêuticas não convencionais em Portugal.

 

Esta cerimónia foi presidida pelo Presidente do Conselho Diretivo da ACSS., Prof. Dr. Rui Santos Ivo e contou com solenidade do Sr. Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira, e com a presença do Director-Geral dos Serviços de Saúde Dr. Francisco George, assim como a presença do Presidente do Conselho Consultivo das Terapêuticas Não Convencionais, Dr. Pedro Ribeiro da Silva, e da Equipa de Terapêuticas Não Convencionais da ACSS - Dr. Alberto Matias e Dr. Nuno Leitão.

 

A atribuição da Cédulas, simboliza um momento em que evocamos o passado, olhamos o presente e projetamos o futuro destas novas profissões de saúde.

 

Ao longo das três últimas décadas, é inegável o contributo dos Profissionais das Terapias Não Convencionais nos progressos estruturais em saúde alcançados no nosso país. Assim neste contexto hoje fez-se reconhecimento e justiça!

 

Ao nosso presidente Prof. Dr. Borges de Sousa, foi lhe atribuída neste cerimónia a cédula definitiva de Osteopata consolidando-se assim um ciclo perfeito na luta pela classe profissional, que começou na década de 80 ao ser o pioneiro na implementação e desenvolvimento da Osteopatia Portugal ,procurando reconhecimento do mérito dos Profissionais da Osteopatia junto das prestigiadas instituições públicas e privadas.

 

Uma luta de 35 anos, que acabou hoje ao se efectuar a consolidação da Osteopatia como uma Profissão Regulamentada na área da de Saúde junto da Administração Central do Sistema de Saúde - ACSS.

 

 

new out 2015 1

Legenda: Presidente do Conselho Diretivo da ACSS., Prof. Dr. Rui Santos Ivo, Sr. Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira, Director-Geral dos Serviços de Saúde Dr. Francisco George, Presidente do Instituto de Técnicas de Saúde, Prof. Dr. Borges de Sousa, Presidente do Conselho Consultivo das Terapêuticas Não Convencionais, Dr. Pedro Ribeiro da Silva.

 

As lutas profissionais não existem por si, nem os resultados ou méritos são estabelecidos por decreto. Dependem, antes de mais, de pessoas. Esta cerimonia presta homenagem e agradecimento a todos que contribuíram para este marco histórico. na área da saúde.

 

A responsabilidade de ser titular deste título Profissional deve ser a inspiração do presente e catalisador para o futuro da Osteopatia em Portugal.

 

Com a luta vencemos!